moda para trabalho

3 dicas de moda para trabalho

A forma como uma pessoa se veste pode dizer muito sobre sua personalidade, suas preferências, e até sobre o momento pelo qual está passando na vida. E, embora nosso país não seja historicamente um grande entusiasta da alta costura, é inegável que estamos aprendendo a apreciar e entender muito melhor sobre esse assunto.

Dentro desse contexto, o guarda roupa profissional acaba sendo cada vez mais importante! As peças que escolhemos para usar no ambiente corporativo podem mudar a imagem das pessoas a nosso respeito e fazer com que sejamos vistos de maneiras diferentes pelos líderes e gestores.

Quer aprender a estar sempre com o visual adequado? Então confira essas 3 dicas de moda para trabalho a seguir!

Respeite a formalidade

Independentemente do seu estilo, nos ambientes formais de trabalho não há outro jeito: você precisa se adequar. Nesse sentido, dê preferência para cores sóbrias e neutras, que são mais discretas e combinam mais com o contexto desse tipo de local.

A formalidade também exige tecidos impecáveis e ótimos acabamentos, o que deve fazer com que você pense em investir em marcas de qualidade ou procure muito antes de escolher suas peças. O estado de conservação também é importante: jamais vá para o serviço com trajes amassados, manchados, ou, muito menos, com rasgos.

Para as mulheres, o ideal é apostar em um visual contemporâneo, mas clássico, com opções como camisas de seda e terninhos ou tailleur em conjunto com saia, que dão um aspecto sóbrio e ajuizado. Misturar peças clássicas com outras mais leves também funciona, como calças de alfaiataria e blusinhas. Por fim, a maquiagem também não pode ser muito chamativa: use-a apenas para ressaltar sua beleza.

Já para os homens, não há muito para onde fugir. Empresas que exigem grandes níveis de formalidade invariavelmente vão demandar o uso do terno. Nesse caso, é possível ter poucos e bons, apostando sempre nas tonalidades mais tradicionais: preto, cinza ou azul marinho. Não se esqueça de bons sapatos, que devem ser mais escuros que o costume. As abotoaduras continuam em alta: o mais clássico dos acessórios masculinos dá sempre um toque de refinamento para quem usa!

Ouse em ambientes descontraídos

Para empresas que permitem mais informalidade, dá para apostar no casual e manter o estilo. Nesse caso, o jeans é um parceiro inseparável e pode facilitar muito a vida de profissionais de ambos os gêneros. Cortes mais retos, versões com elastano na composição ou modelagem skinny estão em alta, podendo ser combinados com peças mais clássicas para dar equilíbrio à composição.

Para mulheres, vale apostar em itens diferenciados: saias longas, macacões e o uso de estampas e cores mais quentes. As joias e semijoias também podem vir com tudo! Os jeans poderão ser mais versáteis e com várias cores e lavagens, o que permite que se destaquem no ambiente. Por fim, as bolsas também vão muito bem nesse tipo de look: tecidos simples, estampas e modelos mais despojados serão bem-vindos.

Para os homens também é aconselhável apostar nas combinações de jeans na moda para trabalho. Se a informalidade for mesmo a tônica do ambiente, combiná-los com tênis e t-shirt criará um look prático e confortável. Se ainda houver certa formalidade, camisas polo e sapatênis podem resolver o problema com maestria e versatilidade!

Siga certas regras em qualquer local

Uma das melhores dicas de moda para trabalho não depende da formalidade, mas sim de bom-senso: peças muito justas ou grandes demais ficam deselegantes em qualquer ambiente ou situação! Além disso, existem outras regras básicas para não errar no look. No calor, por exemplo, é ideal investir em tecidos que permitam a transpiração, como o algodão ou o linho. Cores claras também ajudam a não torrar embaixo do sol!

Transparências e decotes devem ser usados com parcimônia, pois podem transmitir um excesso de casualidade, ou mesmo certa sensualidade, até para ambientes informais. Vestir-se de acordo com o que a sua empresa espera é fundamental: é preciso refletir seus valores, seus conceitos e sua missão, de forma que você seja encarado como um funcionário completamente adaptado ao funcionamento do negócio!

E aí, gostou do post? Tem alguma outra dica de moda para trabalho? Deixe um comentário!