dicas para escolher aliança

Dicas para escolher aliança: qual é a melhor?

Assim como todos os momentos da preparação para o casamento, a escolha das alianças é um dos mais emocionantes. Independente se a escolha for feita apenas pelo noivo ou pelo casal, é importante seguir algumas dicas para escolher aliança de forma correta.

Além de simbolizar o amor e a união do casal, a joia tem de possuir elementos que tenham relação com o perfil dos noivos, já que é um acessório que vocês vão usar para o resto da vida. Elas podem ser mais discretas ou tradicionais, com poucos elementos ou arredondadas, por exemplo. Já se vocês querem algo mais marcante e moderno, podem acrescentar detalhes especiais ou personalizá-las.

Atualmente, existem diversos modelos de alianças no mercado. Além das tradicionais banhadas a ouro, você pode encontrar muitas opções com cores, tamanhos e aplicações diferentes. Para os homens, são comuns as com menos detalhes. Já para as mulheres, as alianças com pedrarias são bem procuradas.

Para te ajudar na escolha, preparamos algumas dicas importantes. Confira!

Largura das alianças

A largura das alianças vai variar de acordo com o perfil dos noivos, mas deve-se sempre experimentar e ver se o acessório ficou adequado ao seu tipo de mão. Os modelos mais finos são os preferidos das mulheres, pois são mais delicados. Eles ficam bem em mãos mais grossas e dedos curtos. Já os modelos mais largos ficam melhores nas mãos dos homens e em dedos mais finos e longos. Antes da decisão, pense sempre se a joia está proporcional e harmoniosa com a sua mão.

Cores

Entre as cores mais tradicionais, o ouro amarelo se destaca como o metal mais escolhido para alianças de casamento. Outras opções de cores são os modelos confeccionados em ouro branco ou platina e titânio, mais puxados para o prata. São metais mais resistentes e modernos, geralmente escolhidos por casais que querem inovar. Outra opção, é escolher a aliança de duas cores, atendendo à preferência dos dois.

Aplicações

As alianças com aplicações em pedras e diamantes são as preferidas das mulheres. A escolha desse modelo também vai variar de acordo com o gosto da noiva. Se você prefere algo discreto, apenas uma pedra de diamante pode ser colocada. Uma dica, é também usar aparador, que são acessórios mais trabalhados em pedrarias. Já se você gosta de uma joia mais trabalhada, vale a pena escolher modelos com brilhantes no entorno da aliança ou com um desenho diferente. Outra pedra que geralmente é aplicada em alianças é a zircônia, bem parecida com o diamante.

Textura e acabamento

As alianças polidas são as mais brilhantes, usadas por casais mais tradicionais. Já se vocês são mais básicos e discretos, a opção é escolher as alianças foscas. Já o acabamento vai de acordo com a criatividade do casal. Detalhes como listras douradas e pratas ou design diferentes deixam a aliança mais original e exclusiva.

Além de pensar em todos esses detalhes, não deixe de considerar se elas são duráveis, feitas com bons materiais, de uma joalheria confiável e se são confortáveis. Os modelos arredondados internamente não incomodam e nem marcam os dedos.

E você, tem mais alguma dúvida ou dica para escolher aliança ? Conte pra gente nos comentários!