Moda masculina

Moda masculina: saiba o que usar na entrevista de emprego

A entrevista de emprego nem sempre é um momento fácil para as pessoas, especialmente para quem está ansioso por uma colocação no mercado de trabalho. Além de se preparar para as perguntas do recrutador, é preciso cuidar também da apresentação visual para tentar deixar a melhor impressão possível. Isso significa escolher roupas e acessórios compatíveis com o momento, evitando exageros que possam comprometer seu desempenho. Mais do que gerar uma boa imagem, a escolha acertada pode te deixar mais seguro e confiante, melhorando a sua performance. Para tanto, é fundamental conhecer o que a moda masculina oferece para cada situação.

Separamos algumas dicas para te ajudar a acertar no figurino e começar com o pé direito no seu possível novo emprego.

Analise as características da vaga

Por que analisar o nível do profissional que a empresa está buscando interfere na escolha do vestuário? Porque o figurino varia de acordo com o perfil de cada cargo. Vagas de nível júnior, como estágios, permitem uma apresentação menos formal. Um jeans elegante com uma camisa lisa são excelentes combinações. Já as vagas de nível intermediário, como pleno e sênior, pedem um pouco mais de formalidade. Nesses casos, terno e gravata com cores sóbrias e neutras são boas opções. Ao errar na escolha, você pode causar no recrutador uma sensação de inadequação para o cargo, o que pode acabar interferindo na seleção.

Conheça um pouco da empresa

Para saber como se vestir na hora da entrevista é importante dominar um pouco da cultura da empresa para a qual pretende entrar. Existem empresas que exigem que seus funcionários se vistam de maneira bem formal, como bancos e escritórios de advocacia, por exemplo. Porém, existem outras nas quais o estilo é liberado, deixando o funcionário à vontade para usar até bermudas e chinelos. Saber o perfil da empresa ajuda a escolher o visual mais adequado.

Valorize o seu próprio estilo dentro da moda masculina

As empresas tendem a valorizar pessoas que assumem a sua própria identidade. Um candidato que copia um estilo que não é dele pode acabar se prejudicando. Nos processos de seleção, sai na frente quem age com autenticidade e personalidade, e isso inclui a roupa escolhida para aquele momento. Entretanto, é preciso tomar cuidado com os excessos para não acabar causando o efeito contrário. No caso de você optar por um look básico com tons sóbrios, procure acrescentar um detalhe especial, como uma pulseira combinando com o relógio ou uma corrente discreta.

Capriche na escolha e conservação dos calçados

Os calçados dizem muito mais sobre a sua personalidade do que você pode imaginar. Apesar de parecerem um detalhe menos importante, a escolha errada do calçado pode comprometer todo o look. De pouco adianta uma roupa bem cuidada se os sapatos estiverem velhos e sujos. Lembre-se de que as pessoas têm o hábito de olhar para as outras “de cima embaixo”. O que ela vir “embaixo” interfere diretamente na imagem percebida do “todo”.

Gostou das nossas dicas? Você tem mais sugestões de moda masculina que acha relevante para entrevistas de emprego? Deixe aqui o seu comentário!