presentear com um anel de formatura

3 motivos para presentear com um anel de formatura

O anel de formatura tradicionalmente é um presente dado pelos pais, pela família ou por alguém especial ao estudante que conclui sua graduação, simbolizando a transição dele para o mercado de trabalho. A joia pode ter a pedra e o símbolo específicos da profissão.

Existem vários motivos para presentear quem amamos com um anel de formatura. Como esse é um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa, torna-se um marco inesquecível da comemoração. Saiba porque esse presente é tão especial:

Tem significado histórico

O anel é um acessório que faz parte da história da humanidade. Aristóteles já mencionava o uso do adorno e o relacionava aos oráculos e à nobreza da época, onde só pessoas ilustres usavam anel.

O acessório sempre foi muito presente também na igreja católica, sendo símbolo importante no clérigo. Cada Papa possui seu próprio anel, que é quebrado quando o religioso morre, para que nenhum outro o use mais.

No ocultismo e esoterismo, esses adornos também simbolizam capacidade de proteção e são usados como amuletos. A literatura inclusive já mencionou muitas vezes o anel como fonte de poderes ocultos.

Como não falar então das alianças de compromisso? A igreja também adotou os anéis como símbolo de fidelidade do casamento, sendo usados no quarto dedo da mão esquerda, em que há uma veia ligada ao coração.

Simboliza uma etapa alcançada

O anel também pode representar o sucesso de uma uma etapa importante alcançada na vida das pessoas. Concluir uma graduação, por exemplo, é uma grande realização para todos estudantes. Ganhar um anel de formatura nessa data simboliza a consagração da vida estudantil e ingresso do formado no mercado de trabalho.

Com a pedra e o emblema da profissão, o anel de formatura se tornou uma tradição que perdura até hoje. Segundo os orientais, quando usado no dedo anular, o anel de formatura atrai energia positiva, garantindo prestígio e reconhecimento profissional.

O anel de formatura é personalizável

Cada curso possui uma pedra específica. O rubi representa os cursos de Direito e Jornalismo. A esmeralda os de áreas de Ciências Biológicas, como Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia Clínica e Veterinária. Já a safira azul representa as carreiras de Ciências Exatas e Engenharias. Agora se o presenteado estiver se formando em Farmácia a pedra certa é o topázio. A ametista para cursos de Biblioteconomia, Ciências Sociais, Geografia, História e Letras.

A escolha então deve ser com relação ao modelo do anel, simplesmente. Apesar das pedras preciosas diferentes, assim como os emblemas de cada profissão, os anéis de formatura geralmente são fabricados em ouro 18k. No caso das mulheres, também é possível combinar o anel com o vestido de formatura. Este presente se torna especial justamente por isso: você pode personalizar o anel e ter uma peça com design exclusivo. Assim como cada pessoa é única, o anel de formatura representa sua singularidade, bem como toda sua jornada ao longo da graduação que cursou.

anel de formatura é um presente único e que representa as conquistas de quem está formando. Não tenha dúvidas de que ele vai deixar a comemoração mais especial para quem ganhá-lo. O importante é pesquisar para acertar a pedra.

E você, já presentou alguém com um anel de formatura? Conte pra gente aqui nos comentários!